maio 17, 2007

Paulo Freire e Projetos de Aprendizagem



Lendo Paulo Freire, vemos como suas idéias são atuais e intimamente relacionadas com a Pedagogia de Projetos de Aprendizagem.


A primeira idéia que destaco é exposta numa frase sua, mundialmente conhecida: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo. Os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo”. Os Projetos de Aprendizagem visam a construção do conhecimento de uma forma cooperativa, com diálogo, com interação, em comunhão com o outro, proporcionando trocas.

“Não existe um conhecimento “discursivo” mas um conhecimento
começando das experiências diárias e contraditórias de professores alunos/ alunos-professores (.127)” Aqui, há duas idéias: o conhecimento não é visto como algo pronto, finalizado, a ser entregue ao aluno pelo professor. Ao contrário, há uma valorização do saber e das vivências do aluno como ponto de partida, buscando a superação desse conhecimento. A outra idéia é da relação horizontal entre aluno e professor, onde há momentos em que o aluno ensina, além de aprender: e o professor aprende, além de ensinar. Confirmando estas idéias, (...)professores e alunos ensinam e aprendem juntos. Partindo-se do princípio que educação é um ato de saber, professor-aluno e aluno-professor devem engajar-se num diálogo permanente (...) que não exclui desequilíbrios de poder ou diferenças de experiências e conhecimentos”. (p.127)

Esse é um processo que toma lugar não na sala de aula, mas num
círculo cultural. ( p.127). Outro elemento presente na Pedagogia de Projetos é a amplitude do ambiente de aprendizagem, agora não restrito à sala de aula, mas podemos usar a expressão “círculo cultural” quando nossos alunos buscam informações na Internet ( através de pesquisa, de sala de bate-papo, em fóruns específicos, comunidades virtuais) em livros, revistas, enfim em qualquer ambiente que favoreça o processo de aprendizagem.

Essa educação também possui uma flexibilidade curricular e organizacional ( p.128) que é própria dos PAs, visto que a flexibilização do currículo é fundamental para que haja adequação dos conteúdos necessários à educação formal e contemple, ainda, os temas surgidos dos interesses individuais e grupais dentro de cada PA. Dentro ainda do currículo, temos que “aos próprios educandos caberia, em parte,programar seus conteúdos de estudos ( p.36)”, respeitando a curiosidade e os interesses dos alunos.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Beatriz!

Gostei bastante das tuas reflexões sobre os escritos do Paulo Freire.

Boa semana!
Beijos,
Aline