abril 17, 2007

Prática na Escola



A prática de PAs na escola está sendo um desafio e tanto. Encontramos muitas dificuldades na execução do projeto. Esta é uma idéia que, mesmo sendo uma prática (um estágio) não pode ser individual ou de dois, três professores. É necessário que toda a escola esteja envolvida com essa metodologia, que haja entendimento do processo por parte de todos: direção, coordenação pedagógica, professores regentes (parceiros), professores responsáveis pelo LI (se há algum). E um dos aspectos mais importantes: a motivação dos alunos. Creio que seja um trabalho que precise de uma preparação, de uma "sedução". Não podemos chegar, como se diz aqui na fronteira, de sopetão e lançar o projeto. Claro que, no nosso caso, o tempo é curto - é uma prática- o nome já diz tudo, mas está servindo para percebermos a amplitude dessa metodologia e dos problemas de planejamento e execução nos moldes do ensino atual. A primeira pergunta que nos foi feita: -quanto tempo vai durar??; a segunda: -e os conteúdos??... Lembro da Fernanda e da Rosália explicando que tudo era negociação, havia períodos na semana para o PA, que nem todos os professores participavam nem todas as séries. Ficamos perplexas: como pode trabalhar um pouco numa metodologia e um pouco noutra, mais tradiocional??? Agora, com a prática, é possível entendermos melhor essa situação.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Beatriz!

Com certeza o envolvimento da escola como um todo facilita bastante a prática.
Agora sabe o que passamos no Amora, isso que lá como sempre brinco "trabalhamos com condições ideais de temperatura e pressão" e mesmo assim a coisa não é fácil.
Mas com certeza o trabalho com Pa é muito gratificante.

Boa semana!
Beijos
Aline