maio 19, 2007

Projeto de Pesquisa e Paulo Freire




Lendo material sobre Paulo Freire, há vários aspectos abordados na sua obra que penso, contribuirão no TCC:


- AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO; já que (...)”Conhecimento é um processo resultante da permanente práxis dos seres humanos sobre a realidade”. P126. Sabemos que não há prática construtiva, modificadora sem que haja a análise e a reflexão dessa prática, num movimento constante visando o aprimoramento.
- PLANEJAMENTO COLETIVO, CONSIDERANDO A REALIDADE. Neste tópico, há um ponto básico do trabalho de Freire, que é considerar o conhecimento que o aluno já possui da sua realidade e através dela, ver palavras ( temas ) geradores para que novas aprendizagens tenham sentido para o aluno na construção de novos conhecimentos.
- RESPONSABILIDADE SOCIAL; Para Paulo Freire, não há educação sem comprometimento, tanto que considera educar um ato essencialmente político, visto o seu poder de transformação da realidade de pessoas oprimidas pelo sistema social .
- RELAÇÃO PEDAGÓGICA COM DIÁLOGO, APESAR DOS CONFLITOS; aqui temos duas idéias interessantes: a do professor-aprendente e do aluno-ensinante, contrapondo-se à idéia de que o professor sabe, logo ensina e de que o aluno desconhece, logo aprende. Essa nova relação não pode ser baseada em outro fundamento democrático que não o diálogo, o respeito mútuo, a participação. Isso “(...)não exclui desequilíbrios de poder ou diferenças de experiências e conhecimentos” (p.127), mas reafirma a idéia da práxis dialética na educação.
- PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS DA COMONIDADE; “(...) os vigias, as merendeiras, as faxineiras, os(as) secretários(as) que, ao lado de diretores(as), professores(as), alunos(as), e pais de alunos, faziam do ato de educar um ato de conhecimento, elaborado em cooperação a partir das necessidades socialmente sentidas” (p.45). Essencialmente democrático, Freire não imaginou uma escola onde houvesse autoritarismo. Pautou as relações na escola dentro de uma linha do diálogo, da participação de todos os envolvidos, da leitura da realidade, não menosprezando a organização, a hierarquia. Ainda cito :
- fortalecimento da gestão democrática;
- produção de conhecimento na escola...
- pedagogia da autonomia.

Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Beatriz!

Por levar em consideração todas essas realidades é que Paulo Freire é tão trabalhado e discutido.

Boa semana!
Beijos
Aline