maio 21, 2007

Visão Política-Educacional-Epistemológica

Através da leitura de vários artigos, textos e trechos do livro: Paulo Freire – Uma Bioblibliografia foi possível identificar idéias e características da visão político-epistemológica do autor.
Realmente, considerar Paulo Freire apenas o criador de um Método de Alfabetização de adultos seria uma visão muito reducionista de sua obra. Todo seu legado intelectual registrado em livros, artigos, textos, revistas, vídeos, palestras; nos mostra uma mente brilhante, produtiva, conectada com o presente, sem desconsiderar o passado que gerou determinada realidade, mas já pensando nas possibilidades de suas ações no futuro. Essa conexão entre: “o que aconteceu- como está – o que pode se feito para mudar” mostra o seu profundo respeito pela história individual e coletiva do homem. Aqui aparece claramente uma característica de sua visão política-epistemológica da educação: o ato de educar como um ato de transcendência, de superação. Paulo Freire “...partia do saber popular, da linguagem popular, da necessidade popular, respeitando o concreto deles, o cotidiano de limitações deles. Além disso, não ficando no ponto de partida, apresentava uma proposta de superação deste mundo de submissão, de silêncio e de misérias, apontando para um mundo de possibilidades. (p.37)”.
Um outro aspecto importante é que, ao considerar a educação como “instrumento de organização política do oprimido. (p. 125), Freire busca a passagem da tomada de consciência até a consciência crítica, possibilitando assim uma ação sobre a realidade e , portanto, sua modificação. Vendo o conhecimento por este aspecto, vemos que suas idéias democráticas vão além do limite das simples relações entre professor-aluno e aluno-conhecimento. Aqui, o conhecimento é “(...)um processo resultante da permanente práxis dos seres humanos sobre a realidade (p.126)”.

Para Freire, educar é um ato essencialmente político.

GADOTTI, Moacir (org.) - Paulo Freire: uma Biobibliografia. São Paulo, Ed Cortez, 1996

Nenhum comentário: