dezembro 07, 2006

TV: Espaço Público e Espaço Simbólico

" É preciso ver o oculto por trás do transparente"
Demerval Saviani


Nos comentários de Maria Rita Kehl, percebe-se a grandiosidade, a abrangência e o poder de infiltração da Tv nos lares das nossas crianças e jovens. É interessante notar, quando a autora afirma que a Televisão é a grande educadora e a principal fonte de informação é porque realmente ela está presente quase que na totalidade das casas e do tempo livre das pessoas. Ela está ocupando um espaço que antigamente era pertencente aos pais; mais tarde, passou a ser dividido com escola. E agora, a TV ocupa lugar de honra na vida das pessoas. E como a escola, o professor pode competir com um recurso de tantas possibilidades e encantos??
A televisão ocupa o espaço público que hoje está sendo administrado por uma geração já seduzida pelo seu poder. O que foi o movimento dos jovens em favor do impecheament do então Presidente Fernando Collor? Não fosse a divulgação, o incentivo, a idéia de rebeldia vendida pela TV, o que teria acontecido?
No nosso país, a TV ajuda a escolher o Presidente da República, não pela propaganda política gratuita, mas pela indução através da notícia favorável ou desfavorável de um determinado candidato. Aí entra o espaço simbólico representado pela TV e tudo que aparece nela ( notícias, propagandas, novelas, programas): as mensagens ocultas, os valores implícitos, as idéias subliminares e condutas repassadas principalmente através das novelas.
A maioria dos regimentos escolares fala em solidariedade, cidadão responsável, autônomo, crítico, etc. mas na prática sabemos que há preocupação excessiva com conteúdos e nenhuma análise da realidade social em que vive nosso aluno: o que olha, o que vê, o que escuta, o que consome, enfim, o que vivencia.
Nós, professores, temos duas árduas tarefas a desenvolver: primeiro, nos desvencilhar da nossa condição de espectadores/consumidores dessa cultura imposta pela mídia; segundo, auxiliar nossos alunos a fazer uma leitura mais crítica de tudo que nos rodeia.


Um comentário:

Aline_Kunst disse...

Olá Beatriz!
E como trabalhar com tudo isso em nossas aulas?

Bom final de semana!
Beijos
Aline