novembro 28, 2006

A Mídia e a Educação


É notória a influência dos meios de comunicação, principalmente com o uso de imagens e textos, na vida das pessoas, atingindo de forma mais observável os grupos jovens. A mídia está presente de forma muito tangível no nosso cotidiano, assumindo um “papel pedagógico” importante, influenciando na constituição dos sujeitos, somos fortemente subjetivados por ela. A produção de sujeitos já não se dá somente na família e na escola, mas principalmente através dos espaços culturais que as crianças e os jovens freqüentam.
A sociedade como um todo e a escola e os professores, de modo particular, devem compreender esse espaço cultural, apropriar-se criticamente desse dele para poder intervir. Como não há receptor passivo, a escola tem um papel importantíssimo, talvez numa dimensão maior ainda do que a família, de criar “(...) espaços em que crianças e adolescentes possam encontrar referência suficiente para aprender a organizar, selecionar e hierarquizar o imenso volume de informações, dados, imagens, sons e opiniões que recebem todos os dias.” ( Rosa maria Bueno Fischer).
É importante redefinir a prática pedagógica escolar, incentivando uma leitura mais crítica da mída, passando do senso comum e da opinião pública ao pensamento científico, oportunizando condições para que nossos alunos saibam selecionar as informações.

4 comentários:

Aline_Kunst disse...

Olá Beatriz!
è um desafio para nós construir um pensamento crítico com os alunos num momento que isso está tão fora de moda...

Beijos
ALine

Denise Almeida disse...

OLá, Bia!

Concordo plenamente com você!
Muito bom o seu texto.
No CIEP em que trabalho como professora de sala de leitura faço uma oficina de mídia com as turmas. O primeiro passo é assistir o filme "O Todo Poderoso" - onde as crianças podem observar o papel do repórter de estúdio e de rua, transformamos uma história de livro em reportagem, entrevistando os personagens e pedindo o parecer de cada um sobre o que aconteceu na história.
O resultado é bem legal, pois tudo e filmado e fotografado pelas próprias crianças.
Partimos então com as fotografias para a sala de informática e com as fotos produzimos MANCHETES.
O resultado da filmagem é assistido pelas crianças e serve como auto-avaliação da atuação de cada um.
É um trabalho muito gostoso que dá bons frutos. As crianças percebem que as reportagens são "relatos dos fatos segundo a visão do repórter e que esta visão deve ser questionada. Ou seja, não devem engolir gato por lebre!
Passe no meu Blog - é só buscar meu nome no google: Denise Almeida da Silva.

Um beijão.
Amei seu blog.

Mari disse...

OI BEATRIZ!
SEM DÚVIDA A MÍDIA DEVE SER USADA PARA FINS EDUCATIVOS, HOJ O QUE SE VE NA TV NÃO CONDIZ COM A REALIDADE DAS PESSOAS PRECISAMOS NOS APROPRIARMOS DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO E TRANSMITIR DE FORMA PROZEIROSA O CONHECIMENTO, PRECISAMOS COM URGÊNCIA FORMAR BONS CIDADÃOS.

Cássia de Souza disse...

Olá Bia, muito bom o seu texto, eu estava precisando de umabase para iniciar um texto sobre mídia e o seu texto me deu uma bese para que eu fizesse isso. Obrigado e parabéns pelo texto!