julho 30, 2006

RUBEM ALVES

Rubem Alves é o cara!! Não vou dizer que invejo a forma como ele escreve, já que inveja é um sentimento negativo. Vou dizer o quanto admiro e gostaria de escrever -não digo igual- mas ao menos parecido com ele. Seus textos sempre me surpreendem pela simplicidade e muitas vezes pelo humor com que ele aborda temas educacionais. O texto sugerido pela prof. Fernanda nos leva a muitas reflexões e daria ótimas debates nas escolas.

julho 27, 2006

1º Mês - Avaliação

Passado um mês de trabalho intenso, foi interessante parar, ler as avaliações e refletir sobre como nos vêem em atividades produzidas virtualmente. Avaliação é sempre complexa e creio que num ambiente virtual, nem sempre é possível perceber o nível de envolvimento do aluno, apesar de ter formas de controlar entradas, participações, produção, postagens, etc. Uma das atividades que mais gostei foi de participar nos fóruns- um canal de intensas trocas, onde se reflete e aprende bastante com as colocações dos colegas. O blog também é muito interessante, mas eu havia entendido que seria mais "intimista", mesmo em relação ao curso. Vi alguns que são apenas descrições do que estão fazendo. O trabalho do PA está ficando cada vez mais envolvente, porque sentimos na pele todo o processo que está se desencadeando e as modificações que passamos no pensar e no fazer. Como diz a Fernanda... "CONTINUAMOS CONVERSANDO"

julho 22, 2006

Férias!!! Que férias???


Pessoal, chegaram as férias!
Mas justo agora tem uma tarefa que, particularmente, considero difícil: fazer um novo mapa conceitual, com novos conceitos. Tenho que ver se nossos mapas entraram ou não no servidor da UFRGS, PROA, Projeto 4... Quando finalmente consegui achar e adicionar o servidor, não consegui por os mapas já feitos. Mas, amanhã, com calma, vou tentar de novo.

julho 17, 2006

SENTIMENTOS





Segunda-feira! Recuperado o ânimo no final de semana, estou pronta pra outra. Refletindo um pouco sobre o curso,trabalhando em casa ontem, me senti sozinha. Bateu uma solidão, um vazio de colegas, de professores...Embora haja bastante interação virtual, senti falta de olho no olho. Mas, por outro lado, há um aspecto positivo muito bom: poder dispor do tempo conforme meus interesses. Então, posso me organizar pra atender todos: filha, marido, trabalho, casa, família, lazer...EU!( quase esquecia de mim).
Um outro aspecto muito importante é que o curso renovou o meu amor pela educação, pela leitura, pela busca, pela troca. Esse amor andava meio apagado, esquecido na gaveta dos amores difícieis. Só isso já valeu a pena.

julho 15, 2006

TEMPO LIVRE

Quando estou cansada, vou pro "Batuvão", o lago aqui da cidade, uma área verde linda p/ descansar os olhos e tomar um chimarrão. Pena que o tempo não esteja ajudando.
Muito trabalho, muita leitura, muita experimentação até acertar no PbWiki; nossos computadores não são mais jurássicos, são de antes do Big Bang... Férias, por favor, cheguem logo!
Mas, como dizia a música:
"Amanhã será um lindo dia,
da mais louca alegria
que se possa imaginar..."

julho 07, 2006

2º Mapa Conceitual

Ainda passo bastante trabalho pra fazer o mapa conceitual. Simplesmente tem horas que não consigo direcionar as setas pra onde quero, já tentei de tudo... "QUEM PODERÁ ME SALVAR?" - agora apelei p/ o prof. Credine ou colegas. Mas enfim saiu a 2ª versão, na verdade a 3ª, mas a 1ª feita em POA não abriu na nossa página. VOLTAREMOS!!!

julho 03, 2006

UFA !! CONSEGUI !!!



Passei horas do meu domingo tentando mexer no Cmap, não conseguia, até que finalmente abri o programa e refiz novamente o nosso 1º mapa conceitual, que não estava aparecendo. Mas ainda não estou satisfeita, nós vamos melhorá-lo. Mas... CONSEGUI!!!

julho 02, 2006

2ª Semana: Vamos lá!!



Estou achando muito interessante participar do fórum, é um espaço valioso para troca de idéias entre colegas, para confrontar opiniões e ter uma idéia geral do que o pessoal está pensando...
Continuo preocupada com nosso mapa conceitual, que sumiu da nossa página e não conseguimos trabalhar no Cmap por dificuldades técnicas. Vou baixar o programa no meu PC e ver se consigo fazer algo...
Secaram tanto a Argentina que o Brasil também foi "pras cucuias"...Agora é Portugal e Felipão!!
BOA SEMANA PRA TODOS!!!