novembro 28, 2006
A Mídia e a Educação
É notória a influência dos meios de comunicação, principalmente com o uso de imagens e textos, na vida das pessoas, atingindo de forma mais observável os grupos jovens. A mídia está presente de forma muito tangível no nosso cotidiano, assumindo um “papel pedagógico” importante, influenciando na constituição dos sujeitos, somos fortemente subjetivados por ela. A produção de sujeitos já não se dá somente na família e na escola, mas principalmente através dos espaços culturais que as crianças e os jovens freqüentam.
A sociedade como um todo e a escola e os professores, de modo particular, devem compreender esse espaço cultural, apropriar-se criticamente desse dele para poder intervir. Como não há receptor passivo, a escola tem um papel importantíssimo, talvez numa dimensão maior ainda do que a família, de criar “(...) espaços em que crianças e adolescentes possam encontrar referência suficiente para aprender a organizar, selecionar e hierarquizar o imenso volume de informações, dados, imagens, sons e opiniões que recebem todos os dias.” ( Rosa maria Bueno Fischer).
É importante redefinir a prática pedagógica escolar, incentivando uma leitura mais crítica da mída, passando do senso comum e da opinião pública ao pensamento científico, oportunizando condições para que nossos alunos saibam selecionar as informações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Olá Beatriz!
è um desafio para nós construir um pensamento crítico com os alunos num momento que isso está tão fora de moda...
Beijos
ALine
OLá, Bia!
Concordo plenamente com você!
Muito bom o seu texto.
No CIEP em que trabalho como professora de sala de leitura faço uma oficina de mídia com as turmas. O primeiro passo é assistir o filme "O Todo Poderoso" - onde as crianças podem observar o papel do repórter de estúdio e de rua, transformamos uma história de livro em reportagem, entrevistando os personagens e pedindo o parecer de cada um sobre o que aconteceu na história.
O resultado é bem legal, pois tudo e filmado e fotografado pelas próprias crianças.
Partimos então com as fotografias para a sala de informática e com as fotos produzimos MANCHETES.
O resultado da filmagem é assistido pelas crianças e serve como auto-avaliação da atuação de cada um.
É um trabalho muito gostoso que dá bons frutos. As crianças percebem que as reportagens são "relatos dos fatos segundo a visão do repórter e que esta visão deve ser questionada. Ou seja, não devem engolir gato por lebre!
Passe no meu Blog - é só buscar meu nome no google: Denise Almeida da Silva.
Um beijão.
Amei seu blog.
OI BEATRIZ!
SEM DÚVIDA A MÍDIA DEVE SER USADA PARA FINS EDUCATIVOS, HOJ O QUE SE VE NA TV NÃO CONDIZ COM A REALIDADE DAS PESSOAS PRECISAMOS NOS APROPRIARMOS DESSE MEIO DE COMUNICAÇÃO E TRANSMITIR DE FORMA PROZEIROSA O CONHECIMENTO, PRECISAMOS COM URGÊNCIA FORMAR BONS CIDADÃOS.
Olá Bia, muito bom o seu texto, eu estava precisando de umabase para iniciar um texto sobre mídia e o seu texto me deu uma bese para que eu fizesse isso. Obrigado e parabéns pelo texto!
Postar um comentário